quinta-feira, 2 de abril de 2009

Um bem ou uma Maldição :)

PETRÓLEO - ÁFRICA:
Para exorcizar uma maldição
Por Stephanie Nieuwoudt

NAIROBI, maio, (IPS) - A abundância de recursos naturais na África, especialmente do petróleo, é vista como uma maldição devido a gana feroz que global que provoca. Mudá-la numa benção é um grande desafio.

O petróleo e os outros recursos minerais geraram conflítos e a corrupção nos países como a Sierra Leão (os diamantes), a República Democrática do Congo (diamantes, amdeira, fauna exótica) e Nigeria, Guinea Equatorial, Gabon e Angola, com o petróleo.
Segundo a Administração da Informação sobre a Energía, que fornece as estatísticas oficiais ao governo dos Estados Unidos, há mais comércio global de petróleo que de qualquer outro produto, dado que o petróleo dos países produtores é embarcado aos países consumidores.
Cada ano, as empresas petroleiras internacionais investem milhões de dólares na África, e na exploração. O petróleo é um recurso indispensável para a economia mundial e, assim, deveria gerar dinheiro para abordar os assuntos sanitários e sociais dos países produtores neste continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário